O ukulele tem sua origem no século XIX tendo como ancestrais o braguinha ou machete e o rajão, instrumentos levados pelos madeirenses, nomeadamente João Fernandes, quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas. Ukulele, no idioma havaiano quer dizer, dentre as interpretações possíveis, “pulga saltitante”, por causa do movimento das mãos de quem o toca. Além de ser utilizado na música tradicional havaiana, o ukelele foi bastante utilizado na música popular americana. O ukulelê é um instrumento semelhante ao violão, mas com dimensões menores e quatro cordas.
A linha de ukulelês Tagima Hawaii vem completa: soprano, concerto e tenor. Os 3 modelos possuem tampo e corpo de mahogany (mogno) laminado e braço de mogno com escala em rosewood. São todos acústicos, ou seja, desprovidos de captador/equalizador. A diferença reside mesmo no tamanho: o tenor é o maior (e mais grave), seguido pelo concerto e finalmente o soprano (mais agudo), também chamado de 21 K.
Soprano - O tradicional e o menor dos ukueles. Possui uma escala do braço mais curta que os demais, e também geralmente o corpo um pouco menor. Por este motivo possui menos volume e sustain , mas o timbre é mais característico dos ukuleles. Surgiu no século XIX no Hawai inspirado nos instrumentos levados pelos emigrantes madeirenses. Sua afinação standard é 4G-3C-2E-1A.
Especificações: